Dicas Crafts - Lavagem de Tecidos...

Já tem um certo tempinho que tenho vontade de criar uma "coluna" aqui no blog, com dicas crafts... nada muito elaborado mas, que possam auxiliar quem esta começando no mundo do craft... Será uma coluna básica, com dicas às vezes não passadas nos cursos por aí afora...

Se você é como eu, uma autoditada, que nunca fez um curso de patchwork ou outro qualquer, talvez se interesse pelo assunto de hoje... que será como lavar tecido para a costura...

Sim, porque não basta comprar aquele tecido lindo maravilho, costurar depois e pronto... tem que ter algum cuidado com ele antes da costura... esse cuidado básico, vai evitar que  peça pronta desbote depois em uma futura lavagem, ou até mesmo que encolha...



Assim que você trouxer os tecidos (experimente fazer isto toda vez que for comprá-los, para não deixar uma acúmulo para depois), separe-os por cores... claros de um lado, escuros de outro...

Se você não tem certeza de que determinado tecido solta tinta, molhe um pedacinho dele e veja se soltou tinta na água...

Separado os tecidos, deixe-os de molho por uma hora na água (nessa hora eu sei que a tentação de colocar algum produto é grande mas, não faça isso!)... Vale colocá-los em uma bacia, em um balde ou até mesmo no tanque... 

Uma boa dica é não abrir os tecidos... coloque-os dobrados e só aperte para que a água possa atingir toda a extensão da peça... mas porque dessa forma?... duas coisas: primeira, facilita na acomodação de várias peças... segunda, ele não amassa tanto e simplifica na hora de passa-los...

Se houver algum tecido que solta tinta, deixe-o de molho em separado por um período de três horas... vá trocando a água nesse meio tempo... e na última água coloque um punhadinho de sal de cozinha (o sal ajuda na fixação da cor)...  mas só coloque o sal quando a água já não tiver mais tingida tá!

Depois é só expremer levemente (não torcer para não amarrotar muito) para tirar o excesso de água e pendurá-los no varal... 

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a no comentário que responderei depois!

Comentários

Anônimo disse…
Não podemos então torcer na maquina de lavar?
Bjs

Adorei a nova coluna do blog!

Sara
Sara, fazer a centrifugação do tecido deixa ele com muitas marcas, o que dificulta na hora de passar... eu prefiro mesmo é apenas tirar o excesso de água... beijocas
Unknown disse…
Oi Vanessa,
Estou adorando as dicas! Começei a costurar tem pouco tempo, e como você, fui na cara e na coragem, sem fazer curso algum.rsrsr
Sabe eu faço essa rotina de colocar de molho porém colocava um pouquinho de amaciante também. Mas agora vou colocar só na água mesmo.
Bjos e vou ficar ligada nas suas dicas.
Elaine
Adorei Van,

mas tu não explicou o "porque" de não colocar nenhum produto.

bjocas
Maria Papel disse…
Van
Adorei a idéia das dicas!!
Vou ficar de olho nelas...
Beijos
Elaine, é isso aí! Beijocas flor

Pati, porque não há necessidade... a lavagem é só para tirar a goma que vem no tecido... e um produto ou outro, pode dar alteração nas fibras, antes mesmo de você costurar... eu penso que seja assim... beijocas

Si, beijocas amada!
Maria Amélia disse…
Ai que delícia, uma coluna de dicas!!! Embora eu tenha feito umas 20 aulas de patchwork (aprendi a cortar, costurar,passar)a maioria das coisas que faço, eu aprendo com as dicas das colegas da internet e em livros e revistas. A primeira coluna foi ótima. Estou esperando a próxima. bjs. mamélia
Mamélia, algumas coisas aprendemos no dia-a-dia mesmo... vou me esforçar para passar dicas bacanas... beijocas
Karina. disse…
Nossa!

Eu coloco tudo na máquina e adiciono amaciante...
Amassa tuuudo e desfia demais....

òtima dica! Vivendo e aprendendo.

Bj
Karina, aproveite bem então a dica... beijocas
Maria Fita disse…
Oi Van!
Assim como vc eu tbém sou autodidata e no início eu pude contar com dicas valiosas de pessoas generosas.
Muito linda a sua iniciativa! Adorei!
Vou acompanhar bem de pertinho!
bj♥
;o)
Su, dicas é sempre bom né? Venha sempre querida amiga... beijocas
Wanessa disse…
Oi Vanessa!
Vim te agradecer por essa coluna sobre dicas craft! Vai me ajudar muito!
Um bJ e obrigada!
Wanessa (Murikinhas)
Oi Van!

Obrigada pelas dicas!

Outra dica que é boa que não faz desbotar o tecido são algumas gotas de vinagre a base de álcool, mas não vale colocar muito, apenas algumas gotas... fixa a cor e realça também, porque tem a ver com o pH e lhes confere a fixação em tecido de algodão.

Beijok@s da Marci
Wanessa, não precisa me agradecer por nada flor... volte sempre! Beijocas

Marci, que dica maravilhosa! Me lembrava do vinagre, só não me lembrava qual era o que podia, rs... beijocas
Simone disse…
Adorei o blog, e também sou autodidata, mas sempre ouvi que tem de deixar de molho uma noite inteira. Uma hora apenas é o suficiente? Se for, melhor ainda.
Bjs.
Simone.
Simone, até aonde eu saiba, apenas uma hora de molho é mais do que suficiente! Beijocas
Mônica Suñer disse…
Vanessa, muito obrigada por sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos conosco!! Fiz aulas de patch, mandavam lavar à máquina mesmo. Ninguém nunca disse nada a respeito de não colocar produtos e, principalmente, não centrifugar! Fica um horror para passar! Obrigada mesmo! Linkei para te seguir e aos pocos vou lendo todos os seus posts antigos. Bjs
Mônica, eu nunca nem tentei lavar na máquina, porque sei que deve ficar uma massaroca daquelas! rs... volte sempre viu! Beijocas
Camila Araújo disse…
Menina do céu... eu fiz um pano de prato com patchapliquê, ficou a coisa mais linda (modéstia a parte), mas quando lavei, o barrado que era preto com bolinhas brancas ficou cinza. Uma tristeza só. Ótima essa sua dica viu. Eu sou assim também: autodidata... eu costumo chamar de curiosa. Lindo seu blog!
Beijocasss
Camila, então que bom que você chegou até aqui... lendo esse post, isso não lhe acontecerá de novo! Beijocas
deise PAES disse…
Oi Vanessa! Estou às voltas com um bendito tecido vermelho de bolinhas!
Coloquei na máquina no modo passe fácil assim não amarrota muito! Mas parece que o danadinho não quer mais parar de soltar tinta... :(
Deise, nessa postagem ensinei como lavar tecido que solta tinta... já deu uma lida direitinho e tentou fazer daquela forma? Tens que deixar de molho, por um período mínimo de três horas, trocando sempre a água... na última troca (quando a água já estiver bem clarinha), é só colocar um punhado de sal de cozinha, para fixar a cor do tecido... espero ter te ajudo! Beijocas
ELIZE disse…
gostei da ideia ,, vou tentar fazer .
fabi disse…
ola vanessa
adorei a dica tudo de bom mesmo
ainda mais pra mim fui num curso só
mas não tive dicas nem uma só costurei mesmo to com um bandô pra terminar não sei nem por onde começar
vou só olhando na internete mesmo e fazendo .........
Mas tuas adicas são otimas parabéns pela ideia
beijosss
fabi
fabi disse…
adorei a ideia nao para não
beijossssssssss
fabi
Fabi, fico contente que tenha gostado! Venha sempre que quiser! Beijocas
SILVIA DA SILVA disse…
Olá Vanessa.

Encontrei a dica que procurava, obrigada por compartilhar. Adoro encontrar catarinenses "arteira" rs

Bjs, Sil.
Sil, fico feliz que tenha encontra o que procurava! Beijocas
Unknown disse…
nossa q blog legal, de autodidadta ..amei..bj
Brincando com linhas e tintas, fico feliz que tenha gostado! Beijocas
Oi Vanessa, amei as dicas, posso colocar um link delas no meu blog.
Adoro repassar o que aprendo!
E eu não tinha o hábito de lavar os tecidos, vivendo e aprendendo.
Bejoks e Feliz Páscoa!
Clarice, fico feliz que tenha gostado. Sim, pode colocar um link no seu blog, direcionando para cá. Abraços
Unknown disse…
Oi...
No varal estende normal ? Ou deixa dobrado?
Oi Luciana, eu estendo os tecidos abertos! :*