1 de setembro de 2008

Alimentando a alma...


Assim como muitos brasileiros, a base da formação religiosa da minha família é o catolicismo. Meus bisavós maternos trouxeram da Espanha e da Itália, quando chegaram ao Brasil, suas crenças e seus dogmas religiosos...

Minha mãe e minha avó materna, durante um longo tempo em sua vida, frequentaram a igreja católica apostólica romana... mas, em dado momento (não sei precisar quando isto aconteceu), elas conheceram o espiritismo segundo Alan Kardec...

Eu, cresci sendo educada com base no espiritismo... Mas, mesmo assim, durante 13 anos estudei em escolas adventistas do 7º dia, dentre estes 08 anos em sistema de internato...

Tal miscelânea religiosa, anexa a minha curiosidade inata, fez com que durante alguns anos eu buscasse o conhecimento das religiões em um modo geral... Conhecimento este, não ao nível de prática-lo mas sim, do conhecer, do saber, do compreender dos por quês...

Há cerca de 11 anos atrás, me aproximei mais ainda do espiritismo, a fim de auxiliar a minha mãe, em sua fase mais doentil, antes da sua passagem...

Após a sua morte, eu deixei de frequentar as sessões mediúnicas e também não fui mais a nenhum lugar...

Ano passado, conheci a Teosofia... que para resumi-la de uma melhor forma, trata-se de uma "escola" de estudos religiosos, filósicos comparados a ciência... Adorei a idéia! Finalmente eu encontrei um local para saciar a minha curiosidade, sem ter que transitar por vários locais distintivamente...

Infelizmente, nesta questão em especial, com a minha mudança de residência para outro Estado, não me foi mais possível frequentar as aulas... com o passar do tempo, descobri que na cidade de Joinville, tem um grupo teosófico também... mas tornou-se inviável ir aos domingos no final da tarde (único dia de encontros)...

Sentindo uma necessidade de me aproximar mais do meu lado espiritual, querendo alimentar a minha alma e confortar o meu coração, tentei buscar algo aqui mesmo, na internet...

Todavia, apesar de ter acesso diversos, mesmo assim não me sentia por completo, tão pouco sentia o vazio preenchido...

Em São Francisco do Sul, tem um centro espírita kardecista muito antigo (foi o primeiro centro kardecista do Estado de Santa Catarina), que fica exatamente no caminho que tenho que fazer para levar a Letícia na escola...

Toda vez que passava em frente, eu desviava o meu olhar para o prédio branquinho, bonito e bem cuidado, que fica em frente a baía da Babitonga... e sempre eu me dizia, um dia eu ainda vou parar o carro e vou até lá...

Tal certo dia chegou... voltando para casa, após ter ido buscar a Letícia e o José Roberto, no final da tarde do dia 04 de agosto, resolvi parar o carro e do nada entrar lá para conhecer o espaço...

A sessão já havia se iniciado e eu, não estava preparada para ficar ali naquele momento... então, fiquei de voltar no dia seguinte...

No dia seguinte, voltei ao local e descobri que naquela exato dia, estava se iniciando um novo grupo de estudos do livro Nosso Lar, que é um divisor de águas da doutrina kardecista pois, vem esclarecer-nos basicamente certas questões do mundo espiritual, de forma clara, objetiva e em uma linguagem de fácil compreensão...

Hoje, eu frequento o local sempre às terças-feiras para estudar o livro Nosso Lar e às quintas-feiras, faço parte de um grupo de estudos sobre a mediunidade...

Não sei responder de imediato, se meu lugar é ali... mas sei dizer com toda sinceradade, que é ali, naquele centro que estou alimentando a minha alma...