24 de setembro de 2008

Temperos da Infância...

É impressionante como certos perfumes são capazes de reavivar a mais esquecida das memórias!

Hoje fui fazer algumas comprinhas no supermercado local pois, amanhã é dia de encontro craft no Centro Espírita que frequento (em outra oportunidade contarei mais sobre esses encontros) e também, amanhã é o meu dia de levar o lanchinho do café da tarde...

Passeando pelas gôndolas do supermercado (não sei fazer compras sem olhar o mercado inteirinho, rs), na seção de hortifruti avistei uma cesta cheinha de ervas aromáticas... o perfume da cesta era inebriante e me conduziu até ela...

Na mesma hora, me vieram a mente as recordações de uma infância feliz na casa da minha tão amada avó materna... os almoços de domingo, cercado de primos, das tias queridas, do calor envolvente do fogão, do suave perfume do vaso de ervas que a minha avó sempre mantinha em cima da pia de mármore...

Esses almoços eram de fato especiais! Eu sempre pedia para a minha mãe algo para brincar... geralmente me davam batatas cruas e temperos, para que montasse o "meu" prato do dia... Eu brincava que fazia parte de um show de culinária, que passaria mais tarde no SBT (nessa época, eu assistia o tão nostálgico promagra Domingo no Parque)... e ainda pedia para todos provarem o "maravilhoso" quitute!...

Enquanto isto, minha avó e minha mãe faziam o almoço... lembro-me como se fosse hoje, que eu escutava o barulho do cilindro da máquina de macarrão cortando a pasta... sentia os perfumes dos temperos cozinhando nas panelas, cheias de molhos, caldos e ensopados, acrescentando aos pratos seus suaves perfumes e sabores...

Hoje, sou eu quem irá continuar a história das mulheres da nossa família... espero trazer tais doces lembranças como está e outras tantas mais...