16 de novembro de 2008

Novas descobertas...

Esses dias em que o meu tio Valter está hospedado aqui em casa, tem sido bastante proveitosos prá mim... estou conseguindo relembrar certas coisas da minha infância... da minha família... do nosso modo de viver, na época em que todos ainda se reuniam em família na casa dos meus avós maternos...
Dentre algumas recordações, voltei a "ouvir" em meu coração, as batidas das castanholas, que aprendi a tocar e hoje nem sei se sei mais...

Também conversamos um pouco sobre o lado espiritual da família... surgiram muitas novidades, que até então me eram ocultas... eu sabia por exemplo que, possivelmente, em alguma linhagem da família da minha avó materna, advinda da Espanha, haviam gitanos... conhecimento este passado por minha mãe...

Até por conseqüência disto, era provável que meu "dom" para a leitura de cartas, poderia advir desta "linhagem" gitana... Para tentar sanar está curiosidade, meu tio acabou por me revelar que a minha bisavó materna lia o baralho espanhol, que por sua vez ensinou a minha avó materna também a ler...

Isso me trouxe uma outra recordação... certa vez, lembro-me de ter visto minha mãe lendo o baralho para uma amiga dela... a imagem não me é tão clara assim, mas me recordo delas conversando na mesa de jantar da nossa casa e as cartas sendo dispostas sobre ela...

Hoje, eu leio o Baralho Cigano... e a minha prima Liliane (filha do tio Valter), lê o Tarot de Marselha... somos as únicas na família a ler a "buena dicha"...

E os dias irão se seguir e quiçá, mais outras boas recordações virão também...