4 de janeiro de 2011

O som do mar...

Quando vim de São Paulo para Santa Catarina, não troquei apenas os "santos" de onde morava, para onde passei a morar... incluíndo nesse balaio, São Francisco do Sul... 

Eu me despi literalmente de tudo o que eu tinha construído na minha vida... as poucas e caríssimas amizades... minha carreira profissional... minha família... os lugares que frequentava... as facilidades da cidade grande... a minha zona de conforto...

No balanço geral, a mudança foi boa... aprendi a viver de forma diferente... a interagir com outra cultura, outros costumes... a pisar no freio... a dar bom dia para o vizinho, esticando um pouquinho a conversa...

Apurei mais os meus sentidos... comecei a contemplar mais as pequenas coisas, que a vida nos proporciona diariamente... os olhos ficaram mais treinados... os ouvidos passaram a ouvir o silêncio... a mente se aquietou... não que tudo isto tenha sido de forma imposta... elas surgiram naturalmente, devagar... foram conquistando o seu espaço, no devido tempo em que eu conseguia assimila-las... 
 
Algumas coisas não mudam... penso que fazem parte intrísenca da minha essência, não importando onde eu viva a minha vida... no entanto, certos prazeres que eu adquiri nesses três anos que aqui vivo, passaram a fazer parte do meu ser... assim como ouvir o som do mar....


A melodia prazerosa... o silêncio reconfortante... o som das águas e das gaivotas... o contato dos pés na areia molhada pelo mar... que ficar apenas observando isso tudo, se sentindo parte integrante daquele momento único, é mais do que posso pedir... é mais do que um remédio para os males da alma... contém tudo que a paz de espírito precisa... e nada mais...