25 de novembro de 2011

Sardella...

Eu já falei aqui no blog que tenho descendência italiana... minha família é oriunda do sul da Itália, especificamente da cidade de Maglie, que fica na província de Lecce, no estado da Puglia (salto da bota, rs)...

A sardella é um antepasto bem típico dessa região... na cidade de Maglie inclusive, existe até um festival da sardella... então, é natural que nossa família sempre faça esse antepasto, assim como outros bons tanto quanto...
Resolvi partilhar com vocês, a receita que fazemos na nossa família... existem várias e várias receitas de sardella na internet e nos livros culinários, eu sei... mas, a gente sempre acha que a nossa é especial até porque, essa me remete à infância...


Ingredientes:
01 kilo de pimentões vermelhos
150 gramas de aliche (não serve sardinha anchovada, pelo amor)
05 tomates italianos (bem maduros)
07 dentes de alho
750 ml. de azeita extra virgem 
01 pitada de pimenta calabreza seca
01 pitada de óregano
01 pitada de sementes de erva-doce
Sal (se necessário)


Modo de fazer:
Despele os pimentões e os tomates. Coloque metade do azeite em uma panela de fundo grosso, junto com os dentes de alho espremidos. Deixe dourar o alho levemente e acrescente os tomates pelados e picados em cubos sem as sementes. Apure até evaporar boa parte do líquido dos tomates. 
Acrescente os pimentões pelados sem as sementes e picados grosseiramente, junto com a pimenta calabreza seca, o orégano e as sementes de erva-doce. Cozinhe até os pimentões estarem bem macios.
Acrescente o aliche (que já deverá estar desalgado) aos demais ingredientes e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, mexendo sempre.
Desligue o fogo e deixe esfriar o preparo. Bata no liquidificador ou no mixer até a consistência de um purê.
Volte essa mistura a panela com o restante do azeite e cozinhe bem, até a massa desprender do fundo da panela. Acerte o sal, se necessário.

Nota: A consistência final da sardella lembra bastante o extrato de tomates.


Pulo do gato
Pimentões: Asse-os no forno até a casca ficar escura, quase queimada. Com o auxílio de uma faca, vá soltando a pele dos pimentões ainda quentes.

Tomates: Faça uma cruz com uma faca de ponta fina, na base dos tomates. Jogue-os em uma panela com água fervente e deixe-os por uns 03 minutos. Com o auxílio de uma faca, vá soltando a pele dos tomates ainda quentes. Coloque-os em uma bacia com água gelada (vale até cubos de gelo se for o caso), para parar o cozimento através do choque térmico.

Aliche: Lave-os sob água corrente rapidamente.

Magia che te fa bene!