25 de abril de 2012

Tutorial - Barra de Calça Jeans Original...

Esses dias atrás comprei duas calças jeans... pensei em levá-las na costureira, para fazer aquela barra "original"... só que ao fazer o orçamento, achei um pouco caro o serviço... cada barra sairia por R$21,00... eu paguei R$69,00 por cada calça... então, o custo do serviço seria quase 1/3 da peça em sí...

Pensando cá com os meus botões, resolvi tentar fazer as barras das calças em casa mesmo... eu tenho uma máquina de costura e uma overlock, faltava só vencer o medo de tentar fazer (já contei aqui que nunca aprendi a fazer isso)...

Como nunca fiz uma barra de calça jeans antes (na verdade, nunca fiz barra de calça nenhuma), decidi montar um tutorial... quem sabe com isso, outras pessoas também possam se beneficiar e economizar uns cascalhos (din-din... hihihi)...

 Você vai precisar de uma máquina de costura que tenha o braço livre...

 É importante também escolher uma agulha para a sua máquina, que suporte costurar tecidos grossos... eu usei a número 16...

 Pegue uma calça jeans que já seja do seu tamanho e, sobreponha a calça que irá fazer a barra... (aqui é importante você ajustar a altura das pernas pelo cavalo da calça... cavalo = aquela parte que fica entre as pernas)...

 Dobre a barra de forma inversa (direito com direito), até que a barra original fique na altura da barra da calça que já está feita... 
(nessa foto eu deixei por cima a calça já feita, aquela que você já usa... na segunda camada a barra a ser feita dobrada de forma inversa... e na terceira parte, a barra no tamanho que veio da fábrica...)

 Alfinete a barra para poder costurar... assim o tecido não sairá do lugar
(nesse ponto, caso você não tenha muita experiência, não tenha medo e continue... é só alinhavar com linha para pesponto... dá mais trabalho mas, é mais seguro)

 Costure toda a barra, de forma que a agulha da máquina fique bem encostada na barra original...

 Agora é muito importante que você desvire a calça, antes de corta-lá... se ficou do tamanho certo, pode cortar... deixe cerca de 01cm de sobra, para a próxima etapa...
(caso tenha ficado muito curta ou muito comprida, você pode usar o desmancha ponto e descosturar toda a costura feita... por isso que não corto a calça antes da costura reta... bingo!)

 Volte com a sua calça para a máquina de costura... ajuste o ponto para o zigzag e faça uma costura em toda volta, naquele 01cm. que você deixou de tecido (passo acima)...
Se você tem uma overlock, agora é a hora de usá-la... E caso a sua máquina não tenha o ponto zigzag, não se preocupe... sempre dá para fazer uns pontinhos iguais, a mão também...

 E voilà... você tem uma barra de calça jeans original, feita por você! 
Ó que coisa boa!

Confesso que fiquei bem orgulhosa de mim mesmo... pode parecer pouca coisa, eu sei... mas para quem nunca fez um cursinho de costura, foi como se eu desse o primeiro passo na lua... hahaha...

Espero que tenham gostado... e se alguém fizer, me mostra o link? Adoro ver quando alguém faz alguma coisa que ensinei por aqui...

56 comentários:

Bia Maria disse...

Olá Vanessa!

Adoro seu blog, seu talento e sua pessoa! rs
Um dia eu ainda vou fazer esta bainha que vc ensinou,
pois eu vivo pedindo para minha vizinha fazer para mim.

Bjs de LuzZ!

Vanessa Maurer disse...

Bia, fico feliz que goste deste pequeno espaço... e faça a barra sim, você vai ver como é legal a gente aprender algo! Beijocas

Tricia disse...

Nossa, é fácil demais! Acredita que eu ainda pagava pra fazerem minhas barras de calça jeans?? rsrs. não pago mais um centavo!! obrigada pela dica! Tricia

Vanessa Maurer disse...

Tricia, então seremos duas de hoje em diante! hihihi... beijocas

Re disse...

Nossa, não imaginei que seria tão "simples" assim!!!
Quem sabe não me arrisco na próxima!
Obrigada por compartilhar!
Beijinhos

Vanessa Maurer disse...

Re, boa sorte na sua tentativa! Me conta depois tá... beijocas

Fernanda disse...

Parece que vejo você encarando a calça Van, hehehehe...
Agora que economizou já da quase pra comprar mais um jeans hein, hahaha.

ótimo tutorial :)

Beijos Beijossss

Cristina disse...

Olá, Vanessa!! Você acredita que eu fazia a barra mas cortava antes? Assim como você faz é bem mais garantido!! Muito obrigada por compartilhar conosco.
Um beijo. Cris!! (de Jaraguá)

Vanessa Maurer disse...

Fe, fiz bem assim mesmo... venci o medo e fui! rs... Beijocas

Cris, que bom que você gostou! Beijocas

Marilia Baunilha e Patch disse...

Legal! Nunca tinha imaginado fazer assim. obrigada pelo Pap.

Beijos,

Eneida

Gislene Ellery disse...

Adorei!!!!
Assim como vc, sempre temi fazer as barras das minhas calças e nao dar certo.... Tenho umas aqui e acho que vou tentar sim! Agora vi que pode dar certo! ;-)
Seja qual for o resultado, te mando! Rsrsrs

Beijos!

CARRETEL E AGULHA disse...

OI, VANESSA...
EU QUE SOU FAÇA VOCÊ MESMA.
ADOREI!!!
VOU FAZER EM CASA AS BARRAS DE CALÇA JEANS.
JÁ VI NA TV ARTESÃS MOSTRAREM, MAS VOCÊ MOSTROU DE UMA FORMA FÁCIL E PRÁTICA.
ELAS JÁ CORTAVAM FORA O TANTO QUE SERIA DA ALTURA. GOSTEI DA SUA EXPLICAÇÃO.
BEIJOKAS...

Maria Amélia disse...

Nossa Van, adorei a dica. Eu faço de um jeito bem mais complicado. Vou usar sua dica na próxima. bjs

Vanessa Maurer disse...

Eneida, aproveite! Beijocas

Gislene, vou ficar aguardando! Beijocas

Carretel e Agulha, quando fizer me avise! Beijocas

Mamélia, eu sei que tem outras formas mais complicadas... essa, foi a que eu consegui encontrar de um jeito mais fácil para iniciantes! hihihi... beijocas

Lau disse...

Olá, seu blog é um doce, parabéns!
Adorei o pap, muito simples e bem explicado!
Uma dica legal p/ fazer essa costura bem pertinho da barra, é usar o pé calcador p/ zíper, fica bem pertinho e não tem como errar!
BjO

Vanessa Maurer disse...

Lau, fico feliz que tenha gostado do blog... e adorei a sua dica! Obrigada... beijocas

Andrea Louise disse...

Nossa Vanessa! Adorei seu turorial! Não vejo a hora de fazer minhas próprias barras!
Um beijo grande!
Andrea.

Soraia disse...

Olá Vanessa !
Tudo bem ?!
Nossa que PAP super, mega claro !
Tens talento de sobra Menina !
Vou também tomar coragem e passar à fazer a bainha desta forma, pois apesar de ter máquina, sempre faço à mão.
Obrigada pelo grande INCENTIVO !
Beijos,
Soraia (Soso).

Vanessa Maurer disse...

Andrea, fico feliz que tenha gostado! Beijocas

Soso, saudades de ti flor... beijo grande!

Luzes de Fadas disse...

Vou guardar este tutorial a sete chaves!
Hoje minha mãe me salva destas encrencas... mas vai que precise né?
bjs pra vc!

Mina disse...

Grande idéia, obrigada por compartilhar aqui conosco. Agora é que marido vai ficar me cobrando , não tenho mais desculpas,hehe!
beijos e muito obrigada!

Vanessa Maurer disse...

Heide, bem isso! rs... Beijocas

Mina, e eu que tive que fazer o pap com o meu do lado só olhando? rs... Beijocas

Silvia disse...

Adorei a dica...vou testar numa calça mais velha antes...mt legal...bj obrigada por compartilhar

Vanessa Maurer disse...

Silvia, boa sorte! Beijocas

Marcele Leite disse...

Nunca mais gastarei fortunas com a "costureira perfeita" que justificava os preços altos devido à bainha "original"! Muaháháh (Ai, como eu tô bandida).

Vanessa Maurer disse...

Marcele, mãos a obra! rs... beijocas

Anônimo disse...

adorei sua barra,sou costureira,quase que voce acerta faltou so demachar a costura original e embutir a que voce cortou ,e fazer a costura com a linha de pesponto

Vanessa Maurer disse...

Anônimo (você não deixou o seu nome) eu não cortei a barra antes, nas fotos dá prá ver... É claro que tem o jeito certo certo certo de fazer, rs... Obrigada pela dica viu! Beijocas

Anônimo disse...

Admiro pessoas que gostam de compartilhar seus conhecimentos.

Ass: Anahy Almeida

Márcia disse...

Olá Vanessa....
Vou tentar fazer, era tudo o que eu precisava além da coragem é claro! hehehehe
Não sei como cheguei até o teu blog, mas desde já parabéns pelos lindos trabalhos!!!
Márcia
Florianópolis - SC

Vanessa Maurer disse...

Anahy, seja benvinda! Beijocas

Márcia, não importa como chegou aqui... chegou no momento certo! hihihi... bjo bjo

Sirlene Wietzke Moreira disse...

Adorei...em todas as explicações q vi entendia a costura mas n como medir,hehehe...boa tua idéia...o importante é seguir a barrinha original pra dar certo o tamanho e mesmo assim medir antes de cortar para n ficar "caçando marreco"hehehe..bjus,estou te seguindo..depois eu posto como ficou!

Vanessa Maurer disse...

Sirlene, fico feliz que tenha gostado desse tutorial! Abraços

Anônimo disse...

Show de tutorial vanessa!
Super bem explicado!
Obrigada pela paciência de nos ensinar!
Entrei no Google e digitei "bainha de calça", não queria vídeo do Youtube e achei seu blog.
É impossível não conseguir fazer!
Vou já para a máquina de costura.
Obrigadão!
.
Lenise

Vanessa Maurer disse...

Lenise, fico feliz que tenha gostado desse tutorial! E que ele lhe sirva para o que pretende fazer! Beijocas

Anônimo disse...

parabéns adorei a dica sobre a barra eu fiz e ficou ótimo... vc sabe como apertar calça que esteja larga? posta ai se vc sabe vai ajudar bastante a gente. Luciana Araçatuba-sp

Vanessa Maurer disse...

Luciana, fico feliz que tenha gostado, feito e dado certo! Quanto ao que você me pediu, ainda não sei fazer... mas, a medida que eu aprender algo bacana, posto aqui tá! Beijocas e obrigada pela visita.

Marcia Cristina disse...

Vanessa,
Tudo bem?
Tomei a liberdade de colocar seu link numa postagem que fiz no meu Blog sobre barras em calças jeans. Também estou te seguindo pois tem coisas muito lindas por aqui. Se quiser dar uma espiada por lá, vou ficar contente.
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/
Abraços de São Paulo

Vanessa Maurer disse...

Marcia, fico feliz que tenha gostado e divulgado para outras pessoas! Beijocas

Beta Santiago disse...

Olá,acabei de descobrir seu blog na busca de um Pap para fazer bainha em calça jeans.Aqui no meu bairro em BH cobram 18,00 (acho caríssimo!) e como eu tenho 1,58m imagina quanto a costureira já ganhou comigo,rsrs.Nesse fim de semana vou fazer em uma calça mais velha para testar(já que tenho máquina,mas quase nenhuma experiência).Parabéns pelo blog,bjs.

Vanessa Maurer disse...

Beta, fico feliz que tenha chegado até aqui! E, espero que consiga fazer a barra da sua calça também viu! Beijocas flor

Drika Sanz disse...

Adorei! Obrigado pelas dicas!
Abraços,

Vanessa Maurer disse...

Drika, fico feliz que tenha gostado!
Beijocas

Beka&Yel disse...

já tinha visto mas é bom relembrar abraços
http://becaeyel.blogspot.com.br/

Vanessa Maurer disse...

Beka&Yel, fico feliz que tenha gostado! Beijocas

Waldir Souza disse...

Oi ,e eu que pensei que tinha que ter uma maquina especial .Adorei sua explicação

Vanessa Maurer disse...

Waldir, fico contente que tenha sido útil esse tutorial!
Obrigada

Adriana Bezerra de Araujo disse...

Olá Vanessa, vi seu link no face do armarinho são josé e adorei o post. Mais um incentivo pra eu fazer um curso de corte e costura. Bjos.

Vanessa Maurer disse...

Adriana, obrigada pela visita! Beijocas

Ellegancy Costuras- Ajuste de Vestidos de Noivas, Vestidos de Festas, Couro, Cordura, Paletós. disse...

Muito bacana, mas se essa moda pega nós ficaremos sem boa parte do nosso trabalho,rsrsrs.

Vanessa, por favor acesse nosso blog e nos dê dicas de como adquirirmos mais seguidores. É o www.ellegancycosturas.blogspot.com

Bjs e muito obrigado.

Vanessa Maurer disse...

Ellegancy, difícil chegar nesse nível de falta de serviço! rs... Vou lá dar uma olhada no seu blog... beijocas

SISI disse...

Nossa amei o modo que ensinou a fazer a barra original,segui passo a passo e deu certo fiquei super feliz sou novata na costura com essas dicas vou ficar craque logo. #OBRIGADA#

Vanessa Maurer disse...

Olá Sisi, fico feliz que o tutorial tenha lhe ajudado um pouco! Volte sempre que desejar! Beijocas

Angela Pereira disse...

Oi Vanessa.
Eu usava esse mesmo método, até aprender esse outro aqui.
Acho perfeito!
Dá uma olhada no link. Compartilhar conhecimento é sempre muito bom. :)

Angela Pereira disse...

Oi Vanessa.
Eu fazia essa barra em jeans até aprender essa aqui.
Fica perfeita.
Compartilhar conhecimento é sempre bom, então acessem o link:
http://blog.costurebem.net/2012/09/como-fazer-a-barra-original-da-calca-jeans-versao-corrigida-e-completa/

Vanessa Maurer disse...

Oi Angela, vou olhar o seu link. Obrigada por compartilhar! Beijocas