25 de abril de 2012

Tutorial - Barra de Calça Jeans Original...

Esses dias atrás comprei duas calças jeans... pensei em levá-las na costureira, para fazer aquela barra "original"... só que ao fazer o orçamento, achei um pouco caro o serviço... cada barra sairia por R$21,00... eu paguei R$69,00 por cada calça... então, o custo do serviço seria quase 1/3 da peça em sí...

Pensando cá com os meus botões, resolvi tentar fazer as barras das calças em casa mesmo... eu tenho uma máquina de costura e uma overlock, faltava só vencer o medo de tentar fazer (já contei aqui que nunca aprendi a fazer isso)...

Como nunca fiz uma barra de calça jeans antes (na verdade, nunca fiz barra de calça nenhuma), decidi montar um tutorial... quem sabe com isso, outras pessoas também possam se beneficiar e economizar uns cascalhos (din-din... hihihi)...

 Você vai precisar de uma máquina de costura que tenha o braço livre...

 É importante também escolher uma agulha para a sua máquina, que suporte costurar tecidos grossos... eu usei a número 16...

 Pegue uma calça jeans que já seja do seu tamanho e, sobreponha a calça que irá fazer a barra... (aqui é importante você ajustar a altura das pernas pelo cavalo da calça... cavalo = aquela parte que fica entre as pernas)...

 Dobre a barra de forma inversa (direito com direito), até que a barra original fique na altura da barra da calça que já está feita... 
(nessa foto eu deixei por cima a calça já feita, aquela que você já usa... na segunda camada a barra a ser feita dobrada de forma inversa... e na terceira parte, a barra no tamanho que veio da fábrica...)

 Alfinete a barra para poder costurar... assim o tecido não sairá do lugar
(nesse ponto, caso você não tenha muita experiência, não tenha medo e continue... é só alinhavar com linha para pesponto... dá mais trabalho mas, é mais seguro)

 Costure toda a barra, de forma que a agulha da máquina fique bem encostada na barra original...

 Agora é muito importante que você desvire a calça, antes de corta-lá... se ficou do tamanho certo, pode cortar... deixe cerca de 01cm de sobra, para a próxima etapa...
(caso tenha ficado muito curta ou muito comprida, você pode usar o desmancha ponto e descosturar toda a costura feita... por isso que não corto a calça antes da costura reta... bingo!)

 Volte com a sua calça para a máquina de costura... ajuste o ponto para o zigzag e faça uma costura em toda volta, naquele 01cm. que você deixou de tecido (passo acima)...
Se você tem uma overlock, agora é a hora de usá-la... E caso a sua máquina não tenha o ponto zigzag, não se preocupe... sempre dá para fazer uns pontinhos iguais, a mão também...

 E voilà... você tem uma barra de calça jeans original, feita por você! 
Ó que coisa boa!

Confesso que fiquei bem orgulhosa de mim mesmo... pode parecer pouca coisa, eu sei... mas para quem nunca fez um cursinho de costura, foi como se eu desse o primeiro passo na lua... hahaha...

Espero que tenham gostado... e se alguém fizer, me mostra o link? Adoro ver quando alguém faz alguma coisa que ensinei por aqui...

53 comentários:

Olá Vanessa!

Adoro seu blog, seu talento e sua pessoa! rs
Um dia eu ainda vou fazer esta bainha que vc ensinou,
pois eu vivo pedindo para minha vizinha fazer para mim.

Bjs de LuzZ!

Bia, fico feliz que goste deste pequeno espaço... e faça a barra sim, você vai ver como é legal a gente aprender algo! Beijocas

Nossa, é fácil demais! Acredita que eu ainda pagava pra fazerem minhas barras de calça jeans?? rsrs. não pago mais um centavo!! obrigada pela dica! Tricia

Tricia, então seremos duas de hoje em diante! hihihi... beijocas

Nossa, não imaginei que seria tão "simples" assim!!!
Quem sabe não me arrisco na próxima!
Obrigada por compartilhar!
Beijinhos

Re, boa sorte na sua tentativa! Me conta depois tá... beijocas

Parece que vejo você encarando a calça Van, hehehehe...
Agora que economizou já da quase pra comprar mais um jeans hein, hahaha.

ótimo tutorial :)

Beijos Beijossss

Olá, Vanessa!! Você acredita que eu fazia a barra mas cortava antes? Assim como você faz é bem mais garantido!! Muito obrigada por compartilhar conosco.
Um beijo. Cris!! (de Jaraguá)

Fe, fiz bem assim mesmo... venci o medo e fui! rs... Beijocas

Cris, que bom que você gostou! Beijocas

Legal! Nunca tinha imaginado fazer assim. obrigada pelo Pap.

Beijos,

Eneida

Adorei!!!!
Assim como vc, sempre temi fazer as barras das minhas calças e nao dar certo.... Tenho umas aqui e acho que vou tentar sim! Agora vi que pode dar certo! ;-)
Seja qual for o resultado, te mando! Rsrsrs

Beijos!

OI, VANESSA...
EU QUE SOU FAÇA VOCÊ MESMA.
ADOREI!!!
VOU FAZER EM CASA AS BARRAS DE CALÇA JEANS.
JÁ VI NA TV ARTESÃS MOSTRAREM, MAS VOCÊ MOSTROU DE UMA FORMA FÁCIL E PRÁTICA.
ELAS JÁ CORTAVAM FORA O TANTO QUE SERIA DA ALTURA. GOSTEI DA SUA EXPLICAÇÃO.
BEIJOKAS...

Nossa Van, adorei a dica. Eu faço de um jeito bem mais complicado. Vou usar sua dica na próxima. bjs

Eneida, aproveite! Beijocas

Gislene, vou ficar aguardando! Beijocas

Carretel e Agulha, quando fizer me avise! Beijocas

Mamélia, eu sei que tem outras formas mais complicadas... essa, foi a que eu consegui encontrar de um jeito mais fácil para iniciantes! hihihi... beijocas

Olá, seu blog é um doce, parabéns!
Adorei o pap, muito simples e bem explicado!
Uma dica legal p/ fazer essa costura bem pertinho da barra, é usar o pé calcador p/ zíper, fica bem pertinho e não tem como errar!
BjO

Lau, fico feliz que tenha gostado do blog... e adorei a sua dica! Obrigada... beijocas

Nossa Vanessa! Adorei seu turorial! Não vejo a hora de fazer minhas próprias barras!
Um beijo grande!
Andrea.

Olá Vanessa !
Tudo bem ?!
Nossa que PAP super, mega claro !
Tens talento de sobra Menina !
Vou também tomar coragem e passar à fazer a bainha desta forma, pois apesar de ter máquina, sempre faço à mão.
Obrigada pelo grande INCENTIVO !
Beijos,
Soraia (Soso).

Andrea, fico feliz que tenha gostado! Beijocas

Soso, saudades de ti flor... beijo grande!

Vou guardar este tutorial a sete chaves!
Hoje minha mãe me salva destas encrencas... mas vai que precise né?
bjs pra vc!

Grande idéia, obrigada por compartilhar aqui conosco. Agora é que marido vai ficar me cobrando , não tenho mais desculpas,hehe!
beijos e muito obrigada!

Heide, bem isso! rs... Beijocas

Mina, e eu que tive que fazer o pap com o meu do lado só olhando? rs... Beijocas

Adorei a dica...vou testar numa calça mais velha antes...mt legal...bj obrigada por compartilhar

Nunca mais gastarei fortunas com a "costureira perfeita" que justificava os preços altos devido à bainha "original"! Muaháháh (Ai, como eu tô bandida).

Marcele, mãos a obra! rs... beijocas

adorei sua barra,sou costureira,quase que voce acerta faltou so demachar a costura original e embutir a que voce cortou ,e fazer a costura com a linha de pesponto

Anônimo (você não deixou o seu nome) eu não cortei a barra antes, nas fotos dá prá ver... É claro que tem o jeito certo certo certo de fazer, rs... Obrigada pela dica viu! Beijocas

Admiro pessoas que gostam de compartilhar seus conhecimentos.

Ass: Anahy Almeida

Olá Vanessa....
Vou tentar fazer, era tudo o que eu precisava além da coragem é claro! hehehehe
Não sei como cheguei até o teu blog, mas desde já parabéns pelos lindos trabalhos!!!
Márcia
Florianópolis - SC

Anahy, seja benvinda! Beijocas

Márcia, não importa como chegou aqui... chegou no momento certo! hihihi... bjo bjo

Adorei...em todas as explicações q vi entendia a costura mas n como medir,hehehe...boa tua idéia...o importante é seguir a barrinha original pra dar certo o tamanho e mesmo assim medir antes de cortar para n ficar "caçando marreco"hehehe..bjus,estou te seguindo..depois eu posto como ficou!

Sirlene, fico feliz que tenha gostado desse tutorial! Abraços

Show de tutorial vanessa!
Super bem explicado!
Obrigada pela paciência de nos ensinar!
Entrei no Google e digitei "bainha de calça", não queria vídeo do Youtube e achei seu blog.
É impossível não conseguir fazer!
Vou já para a máquina de costura.
Obrigadão!
.
Lenise

Lenise, fico feliz que tenha gostado desse tutorial! E que ele lhe sirva para o que pretende fazer! Beijocas

parabéns adorei a dica sobre a barra eu fiz e ficou ótimo... vc sabe como apertar calça que esteja larga? posta ai se vc sabe vai ajudar bastante a gente. Luciana Araçatuba-sp

Luciana, fico feliz que tenha gostado, feito e dado certo! Quanto ao que você me pediu, ainda não sei fazer... mas, a medida que eu aprender algo bacana, posto aqui tá! Beijocas e obrigada pela visita.

Vanessa,
Tudo bem?
Tomei a liberdade de colocar seu link numa postagem que fiz no meu Blog sobre barras em calças jeans. Também estou te seguindo pois tem coisas muito lindas por aqui. Se quiser dar uma espiada por lá, vou ficar contente.
http://desdeotempodavovo.blogspot.com.br/
Abraços de São Paulo

Marcia, fico feliz que tenha gostado e divulgado para outras pessoas! Beijocas

Olá,acabei de descobrir seu blog na busca de um Pap para fazer bainha em calça jeans.Aqui no meu bairro em BH cobram 18,00 (acho caríssimo!) e como eu tenho 1,58m imagina quanto a costureira já ganhou comigo,rsrs.Nesse fim de semana vou fazer em uma calça mais velha para testar(já que tenho máquina,mas quase nenhuma experiência).Parabéns pelo blog,bjs.

Beta, fico feliz que tenha chegado até aqui! E, espero que consiga fazer a barra da sua calça também viu! Beijocas flor

Adorei! Obrigado pelas dicas!
Abraços,

Drika, fico feliz que tenha gostado!
Beijocas

já tinha visto mas é bom relembrar abraços
http://becaeyel.blogspot.com.br/

Beka&Yel, fico feliz que tenha gostado! Beijocas

Oi ,e eu que pensei que tinha que ter uma maquina especial .Adorei sua explicação

Waldir, fico contente que tenha sido útil esse tutorial!
Obrigada

Olá Vanessa, vi seu link no face do armarinho são josé e adorei o post. Mais um incentivo pra eu fazer um curso de corte e costura. Bjos.

Adriana, obrigada pela visita! Beijocas

Muito bacana, mas se essa moda pega nós ficaremos sem boa parte do nosso trabalho,rsrsrs.

Vanessa, por favor acesse nosso blog e nos dê dicas de como adquirirmos mais seguidores. É o www.ellegancycosturas.blogspot.com

Bjs e muito obrigado.

Ellegancy, difícil chegar nesse nível de falta de serviço! rs... Vou lá dar uma olhada no seu blog... beijocas

Nossa amei o modo que ensinou a fazer a barra original,segui passo a passo e deu certo fiquei super feliz sou novata na costura com essas dicas vou ficar craque logo. #OBRIGADA#

Olá Sisi, fico feliz que o tutorial tenha lhe ajudado um pouco! Volte sempre que desejar! Beijocas

Favorites More