Peperoncini Sott'olio..

Nem me lembro mais quando foi a penúltima vez que fiz essa conserva... como dito neste post aqui, a origem italiana (de um lado da família) me trouxe a bondade de ter algumas receitas bacanas mas, a maioria é tudo de cabeça... nada em papel, infelizmente...

Passando no setor de hortifruti do supermecado, me deparo com umas pimentas frescas e lindas... no exato momento, me vieram boas lembranças do cheiro da cozinha da casa da minha mãe... ela adorava pimentas...


Comprei-as porque não? rs... Vamos a receita deliciosa, que chamamos de Peperoncini Sott'olio...

Ingredientes 
Pimentas (pode usar qualquer uma, o que varia é o grau de ardência)
Alho 
Pimenta calabresa seca em flocos
Óregano
Sal
Açúcar
Azeite
Vinagre branco (usei o de maçã)


Modo de fazer:
Corte as pimentas ao meio e retire o cabo e as sementes (use luvas porque as sementes dão ardência nos dedos). Salpique sal e açúcar sobre elas (na parte de dentro) e leve ao forno em temperatura alta por uns 15 minutos. Vire-as e deixe por mais uns 10 minutos. Deixe esfriar.
Num vidro preparado para conserva (esterelizado), vá alternando camadas de pimentas, alho descascado e esmagado, óregado e pimenta calebresa em flocos. A cada camada acrescente um pouco de azeite e de vinagre. 
No final, cubra a conserva com bastante azeite. Vede bem e deixe em ambiente escuro (coloquei debaixo da pia da cozinha) por uma semana.

Nota: Lamento não passar a quantidade de cada item, essa receita é daquelas que é bem no olhômetro mesmo! hihihi...

É um bom molho para temperar peixes e frangos assados e saladas.


Essa semana eu vou fazer Alichella e posto a receita aqui prá vocês verem!

Comentários

Rita Queiroz disse…
Bahh que pimentas lindas hein!

Eu gosto de conserva com azeite, e essa ta com uma cara muito boa, deve ser bom de por no sanduiche de carne!
nham nham! Cheirinhos de comida de casa, cheirinho de infancia!
Tinha como deixar escapar no mercado? rs...
Unknown disse…
Oi Vanessa, admiro as pessoas que gostam de culinária! Bjs
Beth, eu gosto de fazer coisas diferentes... a do dia-a-dia não em encanta não! Beijocas
Luzes de Fadas disse…
Acho tão lindas as Pimentas, mas tenho alergia ... Assim "como com os olhos" ...
bjs
Josiana Leite disse…
Gostei de tudo no seu blog, lindo, as fotos e essa receita estou anotando, tudo de bom grande abraço.
Heide, aí não dá né? Beijocas

Carla, ficou divino!

Josiane, venha sempre que desejar! Beijocas
Mina disse…
A-DO-RO pimenta de todo jeito e essas ficaram demais hein! Preciso experimentar !!
bom final de semana, querida amiga! beijos.
Mina, experimenta fazer! Beijos
Maria Amélia disse…
Uau! Que lindas. Vc tem talento para artes culinárias. Acho que assim, sem sementes, elas ficam mansinhas não é? Gostamos muito de pimenta aqui em casa. bjs
Mamélia, se eu tenho talendo ou não, eu não sei... mas de vez em quando dou umas cacetadas! rs... Beijocas

PS: Sim, sem sementes as pimentas ficam mais "leves"!
Katima disse…
Nossa Vanessa, passeando por aqui nesta postagem me lembrei da minha avó que morava na roça e fazia esta conserva para a gente, a pimenta que ela usava se chama coração de boi e não ardia, vou ver se acho alguma pimenta que não arda e vou fazer.
Obrigada pela lembrança de momentos tão bons de minha vida.
Kátima.
Kátima, fico feliz que esse post tenha lhe trazido boas recordações! Beijocas