22 de janeiro de 2011

Eu e a minha boa e velha galocha...


De repente, do nada, o caos se instalou aqui em São Chico... ontem à noite choveu tanto, mais tanto, que vários pontos da cidade ficaram alagados... o prefeito decretou estado de emergência, duas pontes que ligam São Chico ao continente sofreram sérios danos... o que ocasionou o impedimento de tráfego na estrada...

Várias famílias ficaram desabrigadas, comércios foram inundados, minha rua virou uma corredeira e eu, sem um carro anfíbio... no máximo, tenho um par de galochas (leia-se, a boa e velha bota 7 Léguas que eu adoro!)... 

Depois que a gente vira mãe, acho que a gente fica meio doida (em vários sentidos).. não sei se foi intuição mas, desde ontem à noite comecei a cozinhar um monte... fiz patês, bolo, gelatina, temperei carne, fiz papinhas para a bonequinha e até tempero em conserva...


Hoje de manhã as notícias não eram boas... está previsto mais chuva para a semana toda... e, num momento mãe-louca-saequeomundovaiacabar, fui ao mercado abastecer a casa com água mineral, velas, fósforos (apesar de fumante, vai que o isqueira molha?), comida, fraldas, leite e o que mais via pela frente... 

Não... não estou me preparando para a guerra, tampouco vou construir um abrigo anti-final do mundo... só que a gente que é adulto, come até grama... já as pequenas, raras às vezes se dão conta da realidade que as cerca... e como moramos numa ilha, e agora estamos literalmente isolados, fico preocupada que o abastecimento fique prejudicado na cidade... e não deu outra, tinha a maior galera no mercado, com o mesmo pensamento que o meu (bingo!)... 


Durante o dia fez sol... o que me deixou muito feliz, porque deu tempo das autoridades resgatarem os desabrigados, analisarem os prejuízos, tomarem medidas de contenção... eu aproveitei e fui lavar roupa (penso que lavei até o que não tava sujo)... enchi todas as cordas dos varais... 

A vizinha da frente agora à noite veio nos trazer uma quiche de camarão... e também uma torta de frango... eu, por minha vez, vou levar roupinhas das meninas que não servem mais, para o Corpo de Bombeiros... que está sendo um posto de coleta de doações... 

Só gostaria de fazer um pedido para São Pedro... algo básico, bem simples... - Será que dá para parar de lavar as roupas-cobertas-cortinas-tapetes do céu, num dia só?