20 de julho de 2011

Dia do amigo...


Hoje é comemorado o Dia do Amigo... não sei ao certo quando começou essa celebração à amizade... só sei que hoje choveu mensagens, e-mails, twitters, posts em blogs e etc. e tal, sobre o dia especial... inclusive liguei de surpresa para uma querida amiga, que mora no meu coração...

De manhã, após um telefonema, recebi um pedido de auxílio... o que prontamente me dispus a fazer, já que encaro esse pedido quase como uma obrigação da minha parte... eu que ando sendo falha na verdade...

Intuitivamente me veio um pensamento que acabei postando no Facebook... resumidamente, eu disse que agradecia ao Pai o pouco que tenho... porque este pouco se multiplica sempre e posso exercer o amor fraternal...

Já no final do expediente, apareceu uma senhora no escritório... mal vestida, cabelo todo desgredenhado, faltando dentes e com um olhar vazio... ela foi pedir uma vaga para trabalhar na limpeza do escritório... só que já temos uma pessoa nesse setor, não tem como descobrir um santo e cobrir o outro...

Percebi o sentimento de revolta no olhar dela... não comigo particularmente mas, com os tantos nãos que ela recebeu hoje... foi não para uma vaga de trabalho... não para o pedido de auxílio com cesta básica na assistência social da prefeitura... não para a chegada do cartão bolsa família... não do dono do mercado que lhe negou a venda fiado... 

Então ela me pediu dinheiro... confesso que não gosto muito de dar dinheiro e sim, ajudar efetivamente... dar dinheiro pode levar a um comodismo da pessoa, que acaba se acostumando com o ganho sem trabalho, deixando com isso de correr atrás de novas oportunidades para mudar de vida... Mas naquele momento, exatamente o que ela precisava era de dinheiro... precisava comprar comida para os seus três filhos que estavam sozinhos em casa... um de 08 anos, um de 06 anos e um de 05 anos...

Eu só tinha R$8,00 na carteira... dei R$4,00 e fiquei com a outra metade... também tinha que comprar pães ainda... ela vendo o meu maço de cigarros encima da mesa, pediu um para sí... não questionei nada e dei o cigarro... aproveitei e fui fumar com ela fora do escritório...

Já no auge do seu desespero, ela comentou que certa noite ao assistir um programa religioso na televisão, durante a madrugada, ela pensou em tirar a vida dos filhos e depois a dela... porque a miséria em que ela vive, doía mais do que qualquer outra coisa... Conversei com ela e pedi para que ela nunca fizesse isso... o arrependimento seria de tal tamanho, nesta e na outra vida, que não valeria a pena dar cabo da vida de três anjinhos e da dela também...

Conversamos mais um pouco... dei orientações para ela buscar auxílio na casa espírita que trabalho... até pedi para falar em meu nome, como sendo indicada a fazer o cadastramento para doações de cesta básica... e por fim ela foi embora... 

Nesse dia da amizade, fico pensando em uma coisa... podemos também tentar sermos amigos fraternos... ajudar aquelas pessoas com as quais não temos contato diário, ou que não nos são caras... a amizade consiste em também estender a mão ao próximo, em socorrer o outro que passa por dificuldades...

A caridade primeira é deles para conosco, porque é através deles que podemos exercitar a generosidade, o amor fraterno... por em prática os ensinamentos do Mestre Nazareno...

Depois que ela foi embora, eu desabei... chorei pela minha impotência, pelo meu pouco esforço nesse tipo de auxílio... não vou resolver o problema do mundo, longe disso... mas sei que posso fazer mais!... acabei descobrindo que ela mora perto da minha casa e que de fato, ela necessita de auxílio... quero ir visitá-la, levar alguma ajuda... seja comida, roupas, ouvi-la e até mesmo tentar encontrar um trabalho, para que a sua dignidade seja mantida...

Também sei que, nunca um cigarro compartilhado foi tão amargo como o de hoje...