10 de setembro de 2011

Cuca de Bananas...

Simplesmente adoro cuca... de qualquer tipo de que seja... só de farofa, de bananas, com abacaxi, maçãs, de goiabada (minha preferida!) e por aí vai...

Ontem pesquisando novas receitas no Google, eis que surgiu no resultado uma cuca de bananas feita por uma querida amiga... a Mamélia do blog Adoro Crochê... ela fez algumas adaptações na receita que ela pegou aqui... e eu adaptei a adaptação dela! risos... Afinal, cozinhar é isso, alquímia pura!


Então vamos a receita!
Ingredientes da Massa:
02 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de leite
01 xícara de açúcar refinado
01 colher de sopa de margarina
01 colher de sopa de fermento em pó
01 colher de sopa de canela em pó
01 pitada de sal

Modo de fazer:
Peneire a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó. Junte a essa mistura a margarina, a pitada de sal, a canela e o leite. Misture tudo delicadamente e despeje em uma forma untada e enfairinhada. Reserve. 
Nota: Usei uma forma redonda, aro 26.

Recheio:
Bananas Nanica (Caturras), na quantidade desejada. 
Nota: Aqui você pode usar outras frutas se preferir, tais como: Abacaxi, Maçã, Uva, etc...

Mode de fazer:
Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento. Arrume-as uniformemente sobre a massa reservada.

Ingredientes da Farora Doce:
01 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
02 colheres de sopa de margarina
02 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de fermento em pó
01 colher de sopa de canela em pó

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, até formar uma farofa com pequenos grumos. Distribua essa farofa sobre as bananas cortadas.

Asse em forno médio, por aproximadamente 45 minutos ou, até passar no teste do palito. Desenforme em temperatura média.
Nota: Essa massa fica baixinha mesmo. A farofa doce é bem crocante e deliciosa. Faça um café ou chá para acompanhar!

Se fizer me conta? 

26 comentários:

Hummmmm.. que delícia amiga!
Estou fazendo torta de queijo para lancharmos daqui há pouco, vamos trocar um pedaço de torta por um de cuca de banana? O que acha???
rsrsrsrs
Beijos no coração

Aracy, olha que eu aceito viu! rs... beijocas

gostei da receita.....amanha vou testar e depois falo como ficou...tenho bananas e maças....amanha escolho......

beijos...

kkkkk. Vc é como eu, não há receita que eu não mude pelo menos uma coisinha. É uma delícia essa cuca. Ficou linda redondinha. super beijo.
mamélia

Lu, olha que vou esperar você me contar mesmo viu! Beijocas

Mamélia, rs... é que uma canela em pó sempre vai bem né? rs...

Ai, que delicia!!!
Amo cuca e vou tentar.

Obrigada,
Bjs, FÊ

Fê, me conta depois como é que a tua ficou tá! Beijocas

Vanessa...ja fiz a Cuca....só que fiz de maçã.....ja ta lo meu blog....a foto dela para todo mundo ver e vir aqui pra pegar a receita.....ficou ótima....o toque do azeite....da um algo a mais.....divino.... passa la no blog e veja.....

Agora to indo comer mais um pedaço com um cafezinho passado no coador de pano....humm....cheiro do café com a canela com maçã.....bom demais....

Boa semana

Namaste.

Oi Van...adoro cucas e tb adoro mudar as receitas pra dar meu jeitão nelas, só que qdo não dá certo nem posso reclamar né mesmo??? rsrsrs
bjkssss e uma semana abençoada!!!

Hummm...

Recentemente fiz uma geléia de frutas, acho que usarei a receita da sua massa e farofa com a minha geléia.

Aliás, foi difícil encontrar bananas?

Beijos

Lu, que tudooooooooo! Adorei saber disso e vou lá ver a tua cuca sim! Beijocas

Marcele, faz flor!

Valeria, já aconteceu isso comigo algumas vezes também! rs... beijocas

Karina, tive que buscar longeeeee... rs...

Hum!! que delicia Vanessa! Vou fazer! beijos!!

Olá Vanessa! Adorei seu blog...
Suas peças estão muito fofas.
Parabéns!!!

Begin,

oi Van, que delícia de receita, parece bem prático para fazer em pouco tempo. Obrigada , vou tentar fazer ainda esta semana,
beijos!

Mina

Ana, me conta depois como a sua ficou tá! Beijocas

Mônica, muito obrigada... volte sempre que quiser... beijocas

Mina, faça sim... me fale depois como é que ficou... beijocas

OLÁ. SOU ARTESÃ, E NATURAL DE JOINVILLE/SC, MAS MORO EM CURITIBA/PR DESDE QUE ME CASEI. AGORA QUE FIZ MEU BLOG, GOSTARIA DE SEGUIR VOCÊ. E ESPERO QUE VOCÊ DÊ UMA ESPIADINHA NO MEU BLOG. O MEU ENDEREÇO É: CARRETELEAGULHA.BLOGSPOT.COM.
E APROVEITO PARA DIZER QUE FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA. ADORO CUCA ALEMÂ, APRENDI UMA COM A MINHA TIA.SOU DESCENDENTE DE ALEMÃ. ENTÃO JÁ VIU. TENHO SAUDADES DAS CONFEITARIAS DE JOINVILLE. LÁ É UMA PERDIÇAO.BEIJOS...MARIANE...

Aiiiii,com essa chuvinha que esta por aqui,um pedaçinho dessa cuca com um cafézinho ia muito bem,parece uma delicia!!! Abraço!

Mariane, seja benvinda a este blog... beijocas

Regina, sempre vai bem né? hihihi... beijocas

Olá Vanessa!

Também sou fãzoca de cuca!
Vou tentar sua receita e depois conto sim...

Abraço,

p.s. o blog está delicioso!

Oi Vanessa!
Fiz a receita e gostei muito. Só achei que 1 colher de sopa, mesmo rasa, foi muita canela. Da próxima vez vou diminuir um pouquinho!

Beijoss

Judy, se fizer me conta sim! Beijocas e obrigada...

Bianca, canela é uma especiaria que a gente tem que ir dosando ao gosto mesmo... mas, fora isso, pelo visto você gostou... que bom! Beijocas

Pensa numa pessoa que foi no mercado, não pegou far de trigo pra não correr o risco de fazer nada engordadivo. Chegou em casa e esta correndo atrás do rabo pq quer fazer a sua Cuca. Buááááá!!!!
Sua uma B... mesmo!?(rs).

Bjs, FÊ

Fê, sempre tem um dia depois do outro... volta lá amanhã e compra! rs... beijocas

Nossa fiquei muito contente por ter ganho , ameiiii!

Li com atenção o post Quando chove , e me permito te dizer concordo em genero , numero e grau ...
eu só não consigo postar quando estou muito triste , espero me esquilibrar um pouco , não porque acho que não devo por etiqueta e tal , mAS, É PORQUE NÃO SAI AS PLAVRAS DE JEITO NENHUMMMM . qUERIDA OBRIGADA PELO CARINHO NO COMENT DO BLOG E POR ME AVISAR DO SORTEIO COMECEI BEM MINHA SEMANA HEHEHE

Jane, fico feliz que você tenha gostado do resultado do sorteio! rs... Sim, postamos quando pensamos e achamos que vale realmente a pena escrever... beijocas

Favorites More