28 de novembro de 2011

Peperoncini Sott'olio..

Nem me lembro mais quando foi a penúltima vez que fiz essa conserva... como dito neste post aqui, a origem italiana (de um lado da família) me trouxe a bondade de ter algumas receitas bacanas mas, a maioria é tudo de cabeça... nada em papel, infelizmente...

Passando no setor de hortifruti do supermecado, me deparo com umas pimentas frescas e lindas... no exato momento, me vieram boas lembranças do cheiro da cozinha da casa da minha mãe... ela adorava pimentas...


Comprei-as porque não? rs... Vamos a receita deliciosa, que chamamos de Peperoncini Sott'olio...

Ingredientes 
Pimentas (pode usar qualquer uma, o que varia é o grau de ardência)
Alho 
Pimenta calabresa seca em flocos
Óregano
Sal
Açúcar
Azeite
Vinagre branco (usei o de maçã)


Modo de fazer:
Corte as pimentas ao meio e retire o cabo e as sementes (use luvas porque as sementes dão ardência nos dedos). Salpique sal e açúcar sobre elas (na parte de dentro) e leve ao forno em temperatura alta por uns 15 minutos. Vire-as e deixe por mais uns 10 minutos. Deixe esfriar.
Num vidro preparado para conserva (esterelizado), vá alternando camadas de pimentas, alho descascado e esmagado, óregado e pimenta calebresa em flocos. A cada camada acrescente um pouco de azeite e de vinagre. 
No final, cubra a conserva com bastante azeite. Vede bem e deixe em ambiente escuro (coloquei debaixo da pia da cozinha) por uma semana.

Nota: Lamento não passar a quantidade de cada item, essa receita é daquelas que é bem no olhômetro mesmo! hihihi...

É um bom molho para temperar peixes e frangos assados e saladas.


Essa semana eu vou fazer Alichella e posto a receita aqui prá vocês verem!